Ralf Schumacher revela rumor surpreendente sobre a Red Bull

Ralf Schumacher, ex-piloto de Fórmula 1, levantou a possibilidade de que mais uma figura importante possa deixar a Red Bull em breve. Nos últimos anos, a equipe passou por várias saídas de peso, como as de Christian Horner, Adrian Newey, Jonathan Wheatley e Helmut Marko. Para piorar, Gianpiero Lambiase, engenheiro de corrida de Max Verstappen, também está de malas prontas para a McLaren em 2028, o que significa que a estrutura campeã da Red Bull, que fez história no início dos anos 2020, está se desfazendo.

Durante um episódio do podcast Backstage Boxengasse, Schumacher mencionou que Paul Monaghan, o engenheiro chefe responsável pela parte técnica, pode ser o próximo a sair. Ele comentou: “É o que se comenta por aí, né? Claro que não estou por dentro de tudo, mas o que mais me chamou a atenção foi que ele se manifestou de forma clara, não contra o Max, mas oferecendo uma visão diferente sobre as críticas que o Verstappen fez.” Monaghan destacou que, apesar das dificuldades, a situação não é tão ruim quanto parece e que é importante colocar tudo em contexto. Essa foi a primeira vez que um representante oficial da equipe se posicionou assim.

Monaghan faz parte da Red Bull desde o início da trajetória da equipe na F1, tendo alcançado grande sucesso tanto com Verstappen quanto com Sebastian Vettel. No entanto, este ano foi complicado para a equipe, que enfrentou uma queda de desempenho no começo do novo ciclo de regulamentos. Isso trouxe novas incertezas sobre o futuro de Verstappen na equipe.

Schumacher ainda comentou que a situação poderia ser mais estável se Helmut Marko ainda estivesse presente na garagem. Ele enfatizou: “O que fica claro é quem está faltando, e eu não posso repetir isso o suficiente: é o Dr. Helmut Marko.” Segundo ele, Marko tinha um papel fundamental, apoiando tanto a equipe quanto os pilotos, estabelecendo limites claros e fornecendo informações diretas. “Isso fazia uma grande diferença”, completou.

Ele acredita que essa ausência se faz sentir agora, pois Marko lidava com muitos problemas nos bastidores, encontrando as pessoas certas para posições-chave e mantendo tudo funcionando. Essa é uma parte do trabalho que muitas vezes passa despercebida, mas é extremamente importante. E, para completar, uma nova estrutura corporativa surgiu após a morte de Dietrich Mateschitz, o que traz ainda mais desafios para a equipe.

Sobre o Autor

Diego Martins